O rio

O rio

domingo, agosto 19, 2007

Ora voltando ao meu Norte...

Uma noite, fui à feira da terra onde há 'gajas boas', Ermesinde, uma vez mais tendo a minha mãecomo Cicerone. Festa de S. Lourenço, ou Simão ou outra coisa, que me perdoe o santo, mas para nomes, só mesmo o dos meus ninos a cada ano que passa.
As festas e romarias abundam nesta época, como toda a gente sabe, e não há festa sem carróceis, carrinhos de choque, e.... algodãoooooooooooooooo doceeeeeeeeeeeeeeeeeee.
A nina descobriu o petisco há pouco tempo e agora não passa sem uma nuvem rosa ( agora lembrei-me da música do Balão Mágico: "... brincar de esconde-esconde numa nuvem rosa, voltar para casa em nosso lindo balão azul)... xiiii ( e agora lembrei-me que o Fê quê Pê ou Fê Cê Pê ganhou à Académica, não foi? Deve ter sido porque a minha irmá X. fez questão de mandar mensagem a dizer que o porto é o maior!) Bem, mas voltemos à conversa das festas e romarias... perdi uma procissão por ter vindo mais cedo...Ainda há algumas que vale a pena ver, pelo acumular de energia que trazem... se bem que, quando cheguei à igreja, para deixar a minha mãe, antes de iniciar a viagem de regresso ao meu ninho, me tenha baralhado com a cena: o coreto, monado ao lado do largo da Igreja tinha música que "esguichava" dos altifalantes. A porta da Igreja estava aberta ( coisa de pasmar nos dias de hoje) porque se embelezavam ou enfeitavam andores com belas imagens. E A música aos berros era qual? eheheheh O sagrado e o profano in its best - Quim Barreiros com " Ai Mariaaaaaaaaaa, deixa-me ir à tua padariaaaaaaaaaaaaa" , pois ahahahah eu cá, para variar, desatei a rir perdidinha e à espera que a malta de dentro da Igreja aparecesse de flores em riste para acalmar as feras de fora ahahahahah Mas não aconteceu nadica.
Voltando às festarolas, perdi umas quantas por desconhecimento, mas estarei mais atenta para o ano. Trancoso ficou-me atravessada na goela, assim como o areiinho no Douro. Há mais marés que marinheiros. por perder o S. João, deveria ter-me vingado com as festas.

3 comentários:

Dragão Azul disse...

Quem ganhou a academica foi o Sporting, o F. C. Porto ganhou ao Braga... que confusão.
Festa que é festa tem que ter Quim Barreiros, acho que perdeste por aqui muitas e boas festas.
Boa segunda.

cris disse...

Ahahahahahah mas tu ainda não deste conta que eu baralho sempre tudo?
Ahahahahah i'm sorry. O que interessa é que ganhou, ahahahah.
Podes crer que perdi muitas e boas. Desforro-me para o ano.


Boa segunda para ti também

cris disse...

Ainda não esgotei por aqui: vai haver festa das Vindimas em Palmela e a do Avante, em Setembro. Pode ser que ainda dê para acertar nestas... com um cadito de sorte... who knows...