O rio

O rio

quinta-feira, julho 17, 2008

Contra-sensos...

Num país tadinho, onde o dinheiro se escoa por entre os dedos e nunca chega ao final do mês, onde tudo ficou com o dobro do preço com a entrada na Uniãio Europeia, onde chegar ao final de carreira parece iragem para quem está no início ou a meio, e é punição para quem a termina, onde se é punido por ser jovem e por ser velho, onde os sonhos se transformam em sucessivos pesadelos, o governo descobre a pólvora a cada semana.
Falo dos Planos Nacionais de Leitura, da Matematica e do Tecnológico. O primeiro vem insistentemente tentar fazer passar a ideia de que os alunos não liam, e que, por obra e graça do próprio, deixamos de ter iliteracia. É um facto que uma escola apetrechada favorece os seus pupilos. Nada de novo. Era escusado embandeirar em arco, mas pronto, virou moda gabarmo-nos do que fazemos. Como isto me irrita!
Ao segundo são dadas horas que não se dão ao primeiro. Até porque a Língua nem é mal que sempre dure. Em 2010 levaremos com a TLEBS pela frente e seja o que Deus quiser. Junte-se-lhe o Acordo Ortográfico e teremos um bailarico interessante em Tugalês. Se agora há recursos para alunos com seis negas, passaremos a ter para tudo e mais alguma coisa. Será que me engano?
Por fim vem o terceiro Plano... será que os PC e os quadros electrónicos vão mesmo chegar? E a net sem fios? O que é certo é que há vontade, pelo menos no que leio.

Mas o que me leva a desfiar o rosário é o PNL. Queremos que os alunos leiam. Mas, ou tou maluca ou sonho demais, não baixamos o preço dos livros. Cá em casa, a nina come livros e eu tou a entrar naquela fase em que as prioridades têm que ser reformuladas, pesadas, equacionadas e mais nem sei o quê... talvez riscadas. Esta semana, entrei na livraria do costume, da qual fujo ultimamente, para não acabar por ter que ir ao prego. E saí de lá com três livros e menos 30 euros. Sr. Ministro, senhora Ministra, for craiste seike!!!!!! Assim não há literacia que aguente.

Boa Sexta e beijocas larocas