O rio

O rio

sábado, maio 10, 2008

Do campo... para a cidade...

Quem me conhece, sabe. Uma viagem, para onde quer que seja, é digna de diário de bordo, provoca hilariantes gritos e risota tremenda. Se no início, ficava um pouco atrapalhada e a achar uma maçada, agora sinto que... se não fosse assim, não seria eu!

É quase marca registada. Modelo único de mistura - Mary Poppins e Inspector Gadget no seu melhor.

Saímos por volta das duas da tarde, em direcção à Capital. A curiosidade despoletou em nós a vontade de ver, ao vivo e a cores, o novíssimo Museu - do Oriente, I mean!

Sobre a ponte, a ventania ameaçava fazer do bólide uma nave espacial e vi jeitos de ir ter com um avião que levantava voo, lá para os lados da Portela. Mal sabia eu que ia passar lá perto...

Muito atenta à estrada e sem pensar que a aventura me esperava, tomei a saída para o Parque Expo, porque sabia que, tendo o rio do meu lado, vá lá saber-se o porquê desta minha fixação pela água ( eu sei mas não digo, anyway), não me seria tão fácil a desgraça...

acontece que no primeirinho dos cruzamentos que se me depararam, pimba.... escolhi a direita...Bobadela, Sacavém, rais parta na sei mais quê, Moscavide... Portela.... Um semáforo vermelho teimoso que ficou para trás... uma buzinadela de algum cromo que não percebe nada de nada (porque é que teimam em apitar numa hora destas?)...
Assim que pude... e foi preciso tempo, inverti a marcha e procurei os locais que conheço... Assim está bem... melhorou.... zona portuária e tal.... Ai controlo de velocidade.... ui.... tsssss... bem... Quando estava perto da praça do comércio, novo vaipe e tungas... vira à direita. Não sei por que raio, mas hoje andava a virar para a direita de forma descontrolada. Dei comigo...a caminho da Sé... Aiiiiiiii! grito e manobra à doida , desta vez... para a esquerda e de novo... malditos sinais... direita e... ups... Praça! Uma praça com um cavalo e um homem. D. João qualquer-coisa... um parque Martim Moniz.... e inversão.... A certa altura, num semáforo, desato a dizer adeus a um casal, para que abrissem o vidro e lá saiu a frase da praxe:

- Perdi-me!!!! onde fica o museu do Oriente?
- Também nos perdemos! - (ÓOOOOOOOOOOOOOOOOOOOooo desgraçaaaaaaaaaaaaaaa!) mas é ali para os lados de bla... bla... bla... ( eu já nem ouvia).
- Vão para lá? - perguntei.
Acenaram com a cabeça e saiu um decidido:
- Vou atrás de vós! Mainada...

Depois de muitos «Segue-os, olha que os vais perder.... e coisa e tal...», leio em letras gigantescas (aposto que as puseram ali para mim): Museu do Oriente!
E agora? Aquilo fica do lado esquerdo, mas tem muros, traço continuo, linha de caminho-de-ferro... rais parta!!!! Que nojo! Odeio Lisboa!!!!!!!

Quando, finalmente, consigo chegar ao museu, a fila tem cerca de seis metros ( não sou boa com números) mas dava a volta ao edifício... estimativa de tempo de espera: pelo menos uma hora... Tava frio e vento.... Vamos a outro! Pode ser a Belém? Aos pastéis?. Mas... viramos aqui ... está ali o Museu da electricidade! Estacionar o bólide em Lisboa it's a piece of cake! Ufffffffffff! Primeiro alívio!

Museu, tralalá... fotos.... fixe... um painel inteirinho com o senhor engenheiro!!!! Blaghhhhhhhhhhhhhhhh...

Agora pastéis de Belém! Boa!... dei por mim por baixo da ponte 25 de Abril e os pastéis para trás.... depois de escolhas de ruas, novamente de forma estranha, lá encarreirei para Belém...

E agora? voltar?... a certa altura a viagem decorreu numa faixa só para bus, táxi e eléctricos... Não sei por que carga de água, os carros foram todos para a esquerda e eu... para a direita.... Bem reparei no olhar escandalizado dos motoristas, mas não havia nada a fazer... um lancil enorme separava-me da estrada para mim!!!! Atrás de mim uma voz repetia, de forma a deixar-me insana:

- Entraste! Agora tens que sair!!!

Arghhhhhhhhhhhh!!!!

Tudo o que era repertório nortenho saiu. Aliviada, voltei à estrada certa e ainda arrisquei uma ida à Expo. No fim do dia, quando já parecia que tinha completado a aventura, entro no sítio errado de regresso a casa, e marcho pela A1.

Procura-se administrador da Galp para financiar visitas a museus!

Nem pensem em sugerir um GPS!!!!!! Habilitem-se!!!!


Bom domingo e muita beijoca laroca

Óptimo Domingo

Calling You by Blue October