O rio

O rio

domingo, julho 01, 2007

Rod Stewart - First cut is the deepest

ROSA E LÍRIO

A rosa
É formosa
Bem sei.
Porque lhe chamam – flor
D'amor,
Não sei.

A flor,
Bem de amor
É o lírio;
Tem mel no aroma, – dor
Na cor
O lírio.

Se o cheiro
É fagueiro
Na rosa;
Se é de beleza – mor
Primor
A rosa:

No lírio
O martírio
Que é meu
Pintado vejo: – cor
E ardor
É o meu.

A rosa
É formosa,
Bem sei...
E será de outros flor
D'amor...
Não sei.

Almeida Garrett
  NÃO TE AMO

Não te amo, quero-te: o amar vem d'alma.
E eu n'alma --- tenho a calma,
A calma --- do jazigo.
Ai! não te amo, não.

Não te amo, quero-te: o amor é vida.
E a vida --- nem sentida
A trago eu já comigo.
Ai, não te amo, não!

Ai! não te amo, não; e só te quero
De um querer bruto e fero
Que o sangue me devora,
Não chega ao coração.

Não te amo. És bela; e eu não te amo, ó bela.
Quem ama a aziaga estrela
Que lhe luz na má hora
Da sua perdição?

E quero-te, e não te amo, que é forçado,
De mau feitiço azado
Este indigno furor.
Mas oh! não te amo, não.

E infame sou, porque te quero; e tanto
Que de mim tenho espanto,
De ti medo e terror...
Mas amar!... não te amo, não.

Almeida Garrett
Não sei bem porquê nem por que não, hoje veio-me à ideia, ao olhar a amoreira tresloucada que cresceu indecente e despenteadamente ali no quintal, do vale de Santarém, da Joaninha e do Almeida Garrett. O que me deu trabalho, ler aquele livro.
No décimo segundo a prof, da qual ainda lembro a figura e o nome, baixinha, rechonchuda, de sorriso ternurento, firme e sempre com comentários que me danavam, a cada análise literária,pediu-me um gui~eo para um filme, com base na história de amor da pobre Joaninha.
O meu espírito contraditório, sempre a chatear-se contra as obrigações,, lá fez o guião, arrancado a ferros, porque a história era ... triste demais. Eu só gostava de histórias de amor com um fim terrivelmente doce.
Hoje não lembro nem metade da história. Apenas como era frondoso aquele vale, de um livro azul, que ainda hoje mantém o colorido desta Terra.
Talvez por isso, cada vez que passo no bólide, por estradas ainda frondosa e verdejantemente ladeadas, me emociono e digo que as copas de um lado e de outro se beijam. Como a lenda do bétel e da areca.
Há magia nas árvores, nas flores, nos arbustos. Apesar de aflitivamente dardejados diariamente, mantém-se dignos, em pé, com uma realeza digna e majestosa, simples e singela, forte e corajosa.

Para fechar um domingo em grande..bailemos



baby Jane - Rod Stewart

Copiei... pronto... admito...

Do Jornal de Notícias:

«A sombra da delação e da perseguição política paira sobre o caso da exoneração da directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho, apesar de todas as negações oficiais. Antes de se fechar em "blackout" informativo, o líder da concelhia local do PS admitiu ter sido um membro da Juventude Socialista de Vieira do Minho o "cidadão" que pediu o Livro Amarelo do estabelecimento para se queixar do cartaz da polémica. Um cartaz que reproduzia uma entrevista do ministro da Saúde, publicada no JN a 6 de Agosto de 2006, dizendo que nunca iria a um serviço de antendimento permanente (SAP).»

Nada como a boa formação política numa jota partidária para fazer grandes cidadãos.


in http://alhosvedrosaopoder.blogspot.com/

Tou a modos que baralhada. A falta de descanso voltou a pôr o Neuro e o Ónio em conflito.

Daí que optei por copiar em vez de me pôr a escrever o que já está bem escrito.

Quanto ao post copiado, de facto, se pudesse deitar a mão ao cromo do queixinhas que se deu ao trabalho de usar um livro que se pretende seja usado para melhorar o sistema, para escrever sobre a merda de um papel afixado na parede... honestamente. E os cromos governamentais dão-se ao trabalho de empastelar com cenas destas em vez de produzirem devidamente... que nojo....


Bom dia...

Fui ao blog da minha mana do coração: Amizadeverdadeira-amizade
Lá, há sempre poemas belos e calmos.
Promovem a reflexão e a sensatez.
São doces como só a minha mana sabe ser.
É de mão dada com ela e as minhas fadinhas que venho crescendo e subindo degrau a degrau. Tenho mesmo que mudar o meu perfil lá no cantinho. Tá visto.



Encontrei este texto que adorei e deixo aqui para partilhar:

Há um lugar especial na vida previsto para ser ocupado por você.
Um campo luminoso e um especial amanhã.
E o melhor está para vir.
É certo que seu destino é um livro que você não lê.
Mas pode crer que nesta vida há um lugar especial feito só para você.

Minuto de Sabedoria
in: http://amizadeverdadeira-amizade.blogspot.com/

Bom domingo

the corrs - Runaway



Há uns tempitos atrás apetecia-me bazar.Encontrar rumo noutro lugar.
Ter um cantito calmo viver a doçura das manhãs e do entardecer.
Com o que leio com o que cá se faz...esta vontade teima em regressar...

Ficam The Corrs... para sublimar isto. Que fartura, bolas...


Não interessa a competência nem o profissionalismo...

Directora centro saúde demitida devido a cartaz sobre ministro
A directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho, Maria Celeste Cardoso, foi exonerada pelo ministro da Saúde por não ter retirado um cartaz das instalações do centro contendo declarações de Correia de Campos «em termos jocosos».

O despacho de exoneração da licenciada Maria Celeste Vilela Fernandes Cardoso foi publicado quinta-feira em Diário da República, cuja cópia foi fornecida à agência Lusa por deputados socialistas que se manifestaram «incomodados com a situação».

No despacho do Diário da República pode ler-se o seguinte:

«Pelo despacho (...) do Ministro da Saúde, de 5 de Janeiro, foi exonerada do cargo de directora do Centro de Saúde de Vieira do Minho a licenciada Maria Celeste Vilela Fernandes Cardoso, com efeitos à data do despacho, por não ter tomado medidas relativas à afixação, nas instalações daquele Centro de Saúde, de um cartaz que utilizava declarações do Ministro da Saúde em termos jocosos, procurando atingi-lo», refere-se.

Perante este caso, considera-se demonstrado a situação de Maria Celeste Cardoso «não reunir as condições para garantir a observação das orientações superiormente fixadas para a prossecução e implementação das políticas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde».

O despacho está datado de 1 de Junho.

Diário Digital / Lusa

28-06-2007 17:42:00

in Diário Digital

Mais uma pérola...

Um grupo irlandês vai investir 100 milhões de euros na construção de um hospital privado «de excelência» na Outorela, em Oeiras, uma obra a ser concluída até 2010 e que poderá criar 1.250 postos de trabalho directos.

Segundo adiantou à Lusa fonte da autarquia, o futuro Hospital de Oeiras - Lisbon Medical Park terá cerca de 80 camas, quatro salas de operações para grandes intervenções e quatro salas de serviço ambulatório, totalizando seis edifícios - investigação clínica, diagnósticos e tratamentos especiais, clínicas, cirurgia e internamento, central de consultas e internamentos de idosos para vida assistida.

O empreendimento, cuja construção foi aprovada quarta-feira pelo executivo camarário de Oeiras, vai incluir serviços de imagiologia, análises clínicas e radioterapia, dispondo ainda de farmácia, um auditório, um restaurante e uma biblioteca.

Com a nova unidade hospitalar, o grupo Sheean Medical Corporation - responsável pela construção e gestão de hospitais na Irlanda e na Polónia -, pretende criar um espaço «para uma medicina de excelência», com «meios tecnológicos avançados», «competência médico-cirúrgica relevante» e clínicas dedicadas a mais de 15 especialidades, explicou a mesma fonte.

Entre os 1.250 postos de trabalho directos previstos encontra-se um «significativo» número de investigadores, que se dedicarão sobretudo a desenvolver projectos associados à Fundação de Assistência e Pesquisa em Auto-Imunidade.

Para o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, esta é uma grande oportunidade para o concelho expandir as suas capacidades de atendimento ao público, já evidenciadas nos equipamentos construídos nos últimos anos.

«É uma obra de qualidade inegável, da oncologia à geriatria e muitas outras especialidades, e vai contribuir para a construção de um cluster de saúde em Oeiras. Que outros municípios de Portugal têm hospitais deste valor?», questionou o autarca.

Diário Digital / Lusa

29-06-2007 15:01:31


in Diário Digital

Mau estado... estragado...estafado... e paga .

Santana ganha acção ao Estado e vai receber 75 mil euros


Pedro Santana Lopes ganhou a acção que interpôs contra o Estado e vai receber uma indemnização de cerca de 75 mil euros, valor correspondente à quantia que deixou de auferir enquanto presidente da Câmara da Figueira da Foz entre Agosto de 1998 e Dezembro de 2001, informa hoje o semanário Sol.


Já cansei de dizer que eu faço parte do Estado. Eu e os restantes contribuintes deste país. Não fui eu quem 'martirizou' Santana Lopes. Mas sem sequer ter tempo para dizer: Não fui eu! - lá me levaram mais uns trocos. Que raiva!!!!

De gritos...

Portugal vai receber pacote de 21,5 mil M€ de fundos da UE


A assinatura do plano de utilização em Portugal do próximo «pacote multimilionário» de fundos da UE destinados ao país (QREN) será uma marca do arranque efectivo da próxima presidência portuguesa dos 27, segunda-feira, no Porto.

A cerimónia de assinatura do denominado Quadro Nacional Estratégico de Referência (QREN), para os próximos sete anos (2007/2013), que envolve donativos financeiros de Bruxelas de 21,5 mil milhões de euros, será um dos momentos altos do primeiro «dia de trabalho» da terceira liderança da Europa comunitária exercida por Portugal desde que o país aderiu à então designada CEE, em 1986, há 21 anos.

O QREN, que é considerado um instrumento decisivo para a nova etapa de aproximação de Portugal dos níveis médios de desenvolvimento e de riqueza da UE, será assinado, na manhã de segunda-feira, à margem do encontro do Governo de Lisboa, liderado por José Sócrates, com a Comissão Europeia, dirigida pelo ex-primeiro-ministro português Durão Barroso, que assinala o início da próxima presidência lusa dos 27.

Segunda-feira, no antigo edifício da Alfândega do Porto, o «QREN 2007/2013» será assinado pela comissária europeia para a Política Regional e pelo ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território, Nunes Correia, numa cerimónia que será presidida conjuntamente por José Sócrates e Durão Barroso.

De acordo com o executivo de Lisboa, os 21,5 mil milhões de euros do QREN terão como orientações principais a qualificação dos recursos humanos (o Fundo Social Europeu/FSE contribuirá com 37% do conjunto dos próximos Fundos Estruturais aprovados para Portugal) e a promoção do crescimento sustentado da economia nacional, que terá uma dotação superior a cinco mil milhões de euros (um aumento de 11 por cento, face ao anterior quadro comunitário de apoio ao país - 2000/2006).

O Governo pretende reforçar a relevância financeira dos programas operacionais, que passarão a representar 55 por cento do total do Fundo de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Em sucessivas declarações públicas, o primeiro-ministro, José Sócrates, tem garantido que, em relação ao novo QREN, haverá selectividade e escolhas políticas rigorosas na aplicação dos cerca de 21,5 mil milhões de euros de fundos comunitários que serão aplicados em Portugal até 2013.

«Temos de abandonar uma cultura do passado, em que se apoiava tudo o que cabia no orçamento, para passar a fazer escolhas. Isso significa apoiar apenas, mas fortemente, os bons projectos com indiscutível impacto na nossa economia e sociedade», defende José Sócrates.

A reunião do Porto entre o Governo português e a Comissão Europeia, que simboliza o arranque da presidência portuguesa, abre com reuniões sectoriais entre ministros de Lisboa e comissários de Bruxelas com as mesmas pastas.

José Sócrates, já na qualidade de presidente do Conselho Europeu de líderes dos 27, chegará à Alfândega, a meio da manhã, para se reunir com o líder da Comissão Europeia, Durão Barroso, seguindo-se a tradicional «fotografia de família» dos membros dos executivos de Lisboa e da UE.

Após a assinatura formal do QREN, Sócrates e Barroso dão uma conferência de imprensa conjunta sobre a agenda dos seis meses da presidência portuguesa da União Europeia, que termina no final do ano, a 31 de Dezembro.

Na véspera, domingo, 01 de Julho, o primeiro dia de calendário da terceira presidência europeia de Portugal será assinalado, ao fim da tarde, com um concerto na Casa da Música do Porto, a que assistirão os membros do Governo de Sócrates e os comissários da Comissão de Barroso, bem como as respectivas delegações, diversas individualidades e jornalistas portugueses e estrangeiros.

Seguir-se-á um jantar na câmara municipal do Porto, a convite de Sócrates e do presidente da edilidade, o social-democrata Rui Rio.

Ao meio dia de domingo, antes de rumar ao Porto para as cerimónias oficiais do início do exercício europeu, José Sócrates tem um encontro-debate simbólico com 27 jovens europeus, um de cada Estado-membro da UE, na sede da terceira presidência portuguesa da Europa comunitária, que foi montada na Sala Tejo, do Pavilhão Atlântico, a maior arena coberta de espectáculos e concertos - musicais, teatrais, desportivos, entre outros - da região de Lisboa.

Portugal assume domingo, e até ao final do ano, a presidência semestral do bloco comunitário europeu, actualmente com 27 países membros, naquela que será a maior operação político-diplomática e de segurança jamais organizada e conduzida pelo país.

A mega-operação dará a Portugal grande visibilidade externa durante seis meses e colocará o Governo de Lisboa no centro de praticamente todas as decisões comunitárias, bem como nos mais importantes palcos de negociações internacionais.

Diário Digital / Lusa in http://diariodigital.sapo.pt/


É delicioso. Aposto que anda malta a ensalivar, qual cãozito de Pavlov, nestas alturas. Vem aí dinheiro fresco. Mais uma vez nos vendemos... e mais uma vez haverá quem se aproveite e bem das circunstâcias... como todo o tuga que se preze.

Hora de nouvelles ( não confundir com nobelas, please)

Vanessa Fernandes campeã da Europa de triatlo

Parabéns a uma mulher que mereceria decerto, sem dúvida, com toda a certeza, o prémio dos grelos. Está a brilhar, esta estrela portuguesa. Haja alguém de mérito na ribalta dos flashs.

Matrículas: CONFAP aconselha pais a não pagar impressos

Looooooooooooooooooooooooool... A Confap aconselha... mas o governo manda. Sempre quero ver o que dá. No mínimo o braço de ferro passa a ser entre a escola e os pais, porque o eterno lema de 'dividir para reina' está sobejamente arreigado neste governo. É nitidamente nítido!

Ibiza: Milhares afectados por alerta de bomba no aeroporto

Ainda estou para perceber porque é que os etarras não se voltam mais para....este ladito. Era uma limpeza. ( Tou a ser mázinha. É do adiantado da hora)

Carro explode contra terminal do aeroporto de Glasgow

Lá detêm os malfeitores...cá elegem-nos.

Boooooooooommmmm Domingo




Breathless---CORRS

Innamoramento - Mylene Farmer

Eugénio de Andrade

Urgentemente

É urgente o Amor,
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros,
e a luz impura até doer.
É urgente o amor,
É urgente permanecer.

Eugénio de Andrade

Florbela Espanca... sempre

Os versos que te fiz

Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer!
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.

Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer!

Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz!

Amo-te tanto! E nunca te beijei...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!

Florbela Espanca
Eu não resisto. Na me consigo nem calar nem parar de rir, quando o humor é simplesmente... refinado. Pertence ao Anterozóide.
Obrigada pela generosidade.