O rio

O rio

domingo, agosto 19, 2007

nuvens negras

Como nunca há bela sem senão, (acho que me ando a repetir, srá o primo Al a atacar tra vex?) hoje não houve hipótese de gozar decentemente o domingo. A gata adoeceu e... hospital... e médico... e antibiótico e poooooooooooooooooooooooça...
Ao sair do hospital, de gatos, sacolas e saquinhos, à mistura e a tiracolo, tentavamos arrebitar as expectativas quando uma cena gira aconteceu. Só foi gira porque foi rápida, insólita e porque foi... um saco plástico rebolava na estrada a fazer uma caminhada de nenhures para nenhures, empurrado pela brisa e pelos pneus dos carros. Deu-lhe de repente um arzito e o desgraçado sobe, rodopia e agarra-se ao tejadilho ou à antena de um carro, tornando o carro engalanado, prontinho para um casamento. Detesto os tules nos marriages, mas aquele, até fazia um figurão... Notava-se a léguas lol.

Um pouco depois, ouvíamos no carro uma música antiga, de Ana Maria ( bolas não sei o nome para variar) e os queijinhos frescos, acho que se chamavam assim, e a canção tinha por base uma música de ópera. A certa altura, comenta a nina:
- Mãe, os operistas, quer dizer... como se chama a quem canta ópera?
- Operários! (Eheheheheheh, fartei de rir)
- Ah Cantores de ópera! Ahahahahahah Os cantores de ópera não podem estar constipados pois não?
E pronto o diálogo seguiu por ali, levantando o ânimo e levando o pensamento para outro sítio que não as doenças, a dor e a morte. Não que não saibamos e não estejamos certas do que nos espera a cada esquina da vida. Como estrada com lombas doidas, a vida tem as suas coisas boas e más. Mas ver sofrer quem não sabe dizer onde lhe dói, arrasa-me... Quando a nina passou a falar e a dizer o que doía e onde respirei fundo e senti menos ansiedade.

Agora e durante os próximos dias, estarei de plantão à Lucy ( diminutivo de Dulcineia, amor eterno de Dom Quixote, cavaleiro da triste figura).
Navego sem vela, nem remo, nem rota
no redemoinho da vida
A multidão é mar enfurecido
que sulca o tempo à força de
empurrão, sapatada,
e brota em mim a dor
a fraqueza
a tristeza
a mágoa
a incerteza
o medo
e a vontade de fugir

E vejo-me num quarto emparedado
empurro as paredes
imponentes
impotente
desesperada
e grito
porque quero a liberdade
a paz
a harmonia
e nunca a há.

E cerro os dentes e olho o céu
e espero o dia de amanhã
porque virá
seja onde for
e com quem for
será melhor...

Porque é belo... muito belo... tem que ser mostrado. Obrigada Alcaide e um grande abraço para ti


Atracou hoje a barca no teu cais,
trouxe a luz que te cobriu e te reveste,
trouxe à memória aquela que nasceste,
trouxe o amor que carrega o seu arrais

E a barca só pergunta p´ra onde vais
Jusante é sol de prata , rio agreste,
montante é sempre azul, como o celeste
das margens sobem verdes, montes tais.

Batem ondas na barca que balança
terna maré, teu rio que te invade
ata a corda ao sotão negro da lembrança,

E desce o rio verde da verdade
sobe depois num sopro de mudança,
e o vento leva a barca e traz saudade.

Publicado nos comentários de Porto à noite, por um amigo - Alcaide 19 Agosto, 2007 02:37

O primeiro concerto da nina...

hoje a mecinha da Floribela cantou no Barreiro. O nome da cantora é Luciana. Agora tenho que parar sempreque falo sobre ela, porque, o nome que lhe dou, por sistema e nem sei porquê é Juliana. A nina quis ver e eu gosto de música. Como dizia numa conversa com uma irmã minha, há uns dias atrás, temos um leque muito variado, desde a clássica à Pop Rock, passando por pimba, isto porque queríamos ir à festa de música Pimba ( queríamos que era como quem diz, querer querer não queríamos, távamos a ... digamos que a ... enfim.... tagarelar...) Ora a conclusão da minha irmã foi: Comem tudo eheheheh ! Depreciativo ou não, há momentos para tudo, que se lixe a mania de dizer ai não gosto e não coiso e coiso e tal e depois, vai-se a ver e batem a perninha e o pézito feliz até faz pó nos arraiais.

Ora fomos a caminho do concerto e para variar baralhaei na rota. Quando me cansei, decidi seguir a fila de carros, que mais parecia um casamento e taruz, lá chegámos. Depois , bem... já a pé, ainda tive que perguntar pelo nome da escola, pois quando anunciaram na TV falavam que era junto à escola tal e coiso... e pelas indicações que me deram lá partimos. O etsranho, estranho, etsranho é que, no sentido contrário ao nosso vinha um tal ror de gente que parecia que fugiam de algo, de passo acelerado, em debandada... E eu comentava:
- Que estranho... Vês ninguém vai ao concerto... só nós... é mesmo estranho.... finalmente, já no final da rua, rua de feira com bancas de um lado e de outro, a abarrotar de gente qual S. João no porto ao início da noite... vejo um jovem da organização da festa e pronto, lá lhe pedi satisfações... Eu vou escrever baixinho, para não dar bandeira, mas aposto que já perceberam o que estava a acontecer: era eu o soldado que estava mal na formatura... eu e a nina... andávamos precisamente no sentido contrário ao local do concerto que era para onde ia todo aquele maralhal afinal de contas.
Bom,, demos meia volta volver e lá caminhámos felizes e contentes, mas sentirmo-nos um cadito ovelhas.
Estava à pinha... roda baixinha como sou dificilmente servi para que a nina visse a Luciana. Às cavalitas de quando em vez, lá foi vendo a moça alegre que a meio do repertório teve que interromper por três vezes para informar pais que haviam perdido os seus filhos, porque ali, parecia ser moda perder crianças, de tenra idade, diga-se de passagem e para que conste... embaraçoso.
Bailou-se um tudo ou nada e depois de umas seis a oito canções lá zarpou a mecinha para outras partes...

Eu queria mesmo... mesmo, mesmo.... muito, muito, era ir amanhã ver os Xutos e Pontapés, mas sofro de uma coisa qualquer que tem a ver com fobia a multidões desenfreadas que, ao entrar e ao sair dos recintos se tornam cavalgaduras autênticas.... Vou ouvi-los no tubinho, sempre estou mais descansada e não me baralho nas direcções.



Comentário da nina em fim de festa:
- Bem este foi o meu primeiro e último concerto...


Grrrrrrrrrrrr!!! Que coisa!!!!!

Não há bela sem... senão...



Mas o que aqui trago agora são pequenas pérolas. Apenas duas.

No Porto, tudo quanto era estátua ( ou quase tudo) estava entaipado e a preparar-se para tomar ' banhoca'. EM AGOSTO?????????????? Quando a malta viaja para ver?????? Que sentido de oportunidade, né?

A outra pérola tem a ver com obras de estrada.

Numa tarde, saltámos a Paços de Ferreira para ver as ruínas da Citânia de Sanfins.




Para lá chegar, tive que ser guiada pela minha afilhada querida, pois sem ela, ainda hoje estaria perdida por lá. Atrás gritavam e riam, cantavam e discutiam mais três...







...e depois de muito jogo de cintura pelas ruas com as tampas de saneamento a lembrarem montículos de terra feitos por toupeiras, que convidavam a uma espécie de corrida ( de caracol) de Kart amador ( muuuuuuuuuuuuuito amador, note-se) e sinais ( placas com a palavra desvio a baralhar qualquer mona ou a par, viradas para quintais, ou viradas uma para a outra), subimos então para as ruínas.

Ainda mal tínhamos começado o percurso e tungas: uma cobra à nossa frente... quatro ninas de chinelos numa terra cheia de erva altinha.

Ao longe o céu punha-se cinzento, cor de chumbo e o ventinho soprava frio. A meio da visita, que já não foi completamente prazenteira por modo da cobrinha, sentimos a chuvinha tola a chegar... Valeu o lanche quentinho e a risota ao ver as placas a desorientar





Ora voltando ao meu Norte...

Uma noite, fui à feira da terra onde há 'gajas boas', Ermesinde, uma vez mais tendo a minha mãecomo Cicerone. Festa de S. Lourenço, ou Simão ou outra coisa, que me perdoe o santo, mas para nomes, só mesmo o dos meus ninos a cada ano que passa.
As festas e romarias abundam nesta época, como toda a gente sabe, e não há festa sem carróceis, carrinhos de choque, e.... algodãoooooooooooooooo doceeeeeeeeeeeeeeeeeee.
A nina descobriu o petisco há pouco tempo e agora não passa sem uma nuvem rosa ( agora lembrei-me da música do Balão Mágico: "... brincar de esconde-esconde numa nuvem rosa, voltar para casa em nosso lindo balão azul)... xiiii ( e agora lembrei-me que o Fê quê Pê ou Fê Cê Pê ganhou à Académica, não foi? Deve ter sido porque a minha irmá X. fez questão de mandar mensagem a dizer que o porto é o maior!) Bem, mas voltemos à conversa das festas e romarias... perdi uma procissão por ter vindo mais cedo...Ainda há algumas que vale a pena ver, pelo acumular de energia que trazem... se bem que, quando cheguei à igreja, para deixar a minha mãe, antes de iniciar a viagem de regresso ao meu ninho, me tenha baralhado com a cena: o coreto, monado ao lado do largo da Igreja tinha música que "esguichava" dos altifalantes. A porta da Igreja estava aberta ( coisa de pasmar nos dias de hoje) porque se embelezavam ou enfeitavam andores com belas imagens. E A música aos berros era qual? eheheheh O sagrado e o profano in its best - Quim Barreiros com " Ai Mariaaaaaaaaaa, deixa-me ir à tua padariaaaaaaaaaaaaa" , pois ahahahah eu cá, para variar, desatei a rir perdidinha e à espera que a malta de dentro da Igreja aparecesse de flores em riste para acalmar as feras de fora ahahahahah Mas não aconteceu nadica.
Voltando às festarolas, perdi umas quantas por desconhecimento, mas estarei mais atenta para o ano. Trancoso ficou-me atravessada na goela, assim como o areiinho no Douro. Há mais marés que marinheiros. por perder o S. João, deveria ter-me vingado com as festas.