O rio

O rio

sábado, agosto 18, 2007

Os sótãos da vida




O sótão de qualquer sítio sempre foi para mim lugar de fascínio. Há recuerdos que avivam feridas, mas sobretudo, vem a nostalgia de momentos únicos de partilha e alegria.
Ontem foi dia de arrumação de vida. Comecei isto há pouco, mas espero não perder nem as forças, nem a perseverança. Admiro uma das minhas irmãs. Quando toca a limpeza e arrumação, fecha os olhos e cá-vai-disto-que-amanhã-não-há. Eu não sou assim. É difícil. Saio à minha mãe. Cada objecto tem uma história para contar. O cómico disto é juntarmo-nos aos pares e a nina ser pior que eu e gostar de guardar... papéis, para além de tudo quanto é brinquedo. À traição, e com a ajuda dos cães que roem um ou outro bonequito, lá vou desembaraçando o sítio...
Ontem, depois de muito lixo deitado fora, sobraram caixinha pequenas que guardavam pequenos bibelots antigos entre outras coisas.
Então, o meu Tesourinho, com a curiosidade que lhe saltava dos poros, foi abrindo caixa a caixa e, por entre Oh's!!!! e Ah's!!!! lá foi fazendo mil perguntas, querendo saber donde vinha tanta coisa. Pasme-se... havia mobílias em miniaturas, do tempo em que eu, eterna sonhadora e desejosa de viver na Terra do Nunca para sempre, longe da maldade humana, pensava poder fugir para Lilliput e aí ficar guardada ou protegida. Pois foram essas miniaturas, 'dos chineses', claro está, que mais a fascinaram.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sabes, amiga, é bom ver-te assim! Não vejo, como é óbvio mas sinto que estás em Casa (conceito complicado, não é? e multifacetado e sabe-se lá o que mais ainda ...).
Beijo!!!

cris disse...

Moriae querida, que bom ler-te. Saber se estou ou não, se queres que te diga nem sei. Não me sinto lá muito, digamos que, estável. É o meu ninho, sim. Mas continuo a achar que pertenço a Saturno, ou mais longe... a um sítio onde não magoe nem seja magoada. Algo assim... não sei... acho que ando complicada...Deve ser da idade ahahahah espero que passe, entretanto.

Beijo enorme para ti e bom domingo