O rio

O rio

sábado, novembro 17, 2007

Desajustada, frustrada... furibunda

Há anos que oiço a expressão: quanto mais conheço os cães... . Para dizer com franqueza, aplico-a diariamente. O estranho é que, apesar do cão me andar aqui a mictar os cantos, por ter a mania de macho, e do gato se armar em esquilo tresloucado, da cadela ser ciumenta e dar dentada em que aproxima para a partilha de carinho, e da gata, doentita, se aproximar para ter colo e sossego, continuo a achar que a máxima vale e prevalece.
A palmadinha no ombro em época de pré-campanha deixa-me com azia. As medidas de ingerência e ausência de pudor deixam-me a cabeça à nora e fico a pensar alto, deixando sair a célebre frase: - Queroir para Saturno. Sim, porque as Seychelles ficam demasiado perto da humanidade desumana, da contraditória organização desorganizada de um país cheiiiiinho de ataques de nervos. Já nem à beira disso estamos, estamos em pleno.
Falava há pouco com uma mãe. A escola fechou pk o funcionário faltou. Por aqui começou o rosário de observações, todas elas legítimas. Mas chegamos ambas à conclusão. Só quem está dentro do convento sabe mesmo o que lá vai. As medidas economicistas são tão assertivas que se cortou o orçamento e diminui no número de pessoal a nível nacional. Vejamos, é dito, para explicar o inexplicável, que não podemos pensar no pior. Coloca-se esta situação possível: Uma auxiliar numa escola de 1º ciclo é condição sine qua non ( acho que escrevi bem o latim) para que funcione. Isto porque, para quem não sabe, na óptica de quem gere, é suficiente para os meninos que adoram correr, subir às árvores e por aí fora. Se o não fizerem nesta altura, quando o farão? E se, vamos supor ( como diria o outro, isto é um suposto) um menino se magoa.Vai a auxiliar para o hospital e ficam 49 ao Deus dará. Assertivo. Eu é que estou desajustada. Eu e as mães e pais do país, mas isso não interessa. Primeiro porque só alguns se interrogam, segundo porque nem se sabe a quem pedir satisfações ( aqui entra o jogo do empurra e pagará o pato o elo mais fraco, claro) e terceiro, a bela da resposta: Mas por que havemos de pensar no pior?

Há uns dias atrás um colega explicou que, com horário incompleto, ainda pagava as fotocópias do bolso dele. Sempre gostava de saber que plafond de fotocópias tem o Governo deste país. A quem devo perguntar? Ao elo mais fraco? Fico frustrada...

IC e IP e mais o quê? O governo quer pôr portagens nas estradas ... nem percebi porque é que não põem nos atalhos aqui da serra. tb dava boa maquia aos fds.

Falemos de impostos:
o agricultor semeia e paga impostos ao vender e ao comprar. O intermediário paga imposto e cobra mais. O cliente ( nós, pagámos por nós e pelos outros dois... na boa.... depois de comprar a comida a peso de ouro, compramos o combustível para ir trabalhar ( porque de outra forma só de bicla e noInverno não estou bem a ver e atropelava as centenas de camiões e automóveis que por aqui circulam no deserto do outro senhor... e pago imposto sobre o gás, a luz e a água, e sobre o medicamento e o raio que me parta. O total dos meus impostos , deram, vejo eu no fim, para a renovação de frotas de automóveis, para campanhas no estrangeiro para que tugalês seja 2ª língua, para mais um aeroporto e um TGV, mesmo se tivermos poucos passageiros para coisa mais megalómana. Ainda estou esperançada que se ponham a construir uma nave espacial e se enfiem dentro na viagem inaugural... sempre era um bem para a humanidade.

Empregos e formações. Os últimos trocados vindos da Europa para formação têm destinos espectaculares. Há quem dê formação deformada, enchendo chouriços e resvalando, há quem proponha cursos de formação e depois diga: - Ah, o senhor não pode porque é demasiado qualificado para isto.

Fiquei furibunda...a cjo eu... que a esta hora já nem sei bem se sim se não ou apenas sse talvez. ( Na volta nem o texto faz sentido. Se assim for, reflecte o estado do country).

2 comentários:

Dragão Azul disse...

Impostos??? ... era tão facil resolver esta questão se todos pedirem factura, se as facturas entrarem para o IRS, queria ver quem não pedia factura, estado ficava a ganhar e os portugueses também e os impostos eram obrigados a descer, esta é que é a verdade.

Formação??? Sobes este assunto, no comment. Não te escapa uma, fogo. Estou a ver que andas muito bem informada.... ehehehehehehehe

Bom fim de semana.

cris disse...

Na...na...na não é por causa da factura. Será que me podem explicar é, porque é que quem produz está no sopé da montanha em termos salariais e só porque pensam e tomam decisões, a maioria deles imprestáveis e inconcebíveis, os que governam ganham balurdios, os que gerem , administram ou o diabo que os carregue?

Esses sim, deviam estar bem mais cá para baixo de cada vez que fazem porcaria...

Há dias em que não me escapa mesmo nada eheheheh. A modos que estou mais observadora ereflicto melhor. Deve ser isso...
Brigada iguakmente :)