O rio

O rio

segunda-feira, julho 09, 2007

A eterna falta de capacidade de... gestão

rentabilizar o que se tem, de forma a não esbanjar, deveria ser um princípio não necessariamente imposto por um Estado que tudo vem impondo aos cidadãos. Deveria fazer parte do brio profissional de cada cidadão.
Hoje é dia de matrículas ... num certo lugar.
Soube há dias que, numa escola de cá, pediram aos alunos que transitavam de quinto para sexto fotocópias de cartões de saúde entre outras coisas, já pedidas aquando da matrícula de quinto.
Na era da Informatização, em que os programas deveriam já ter digitalizadas as próprias fotos dos meninos, deparamo-nos com a selvática corrida aos fatógrafos, as fotocópias que até já fazem parte do processo do ano anterior, as declarações xpto porque tem que se morar ao pé da escola xis para a poder frequentar. O não das secretarias, que afirmam perante pais aflitos , que os filhos não têm lugar ali...
Num país que fecha escolas, que despede professores e aumenta números de alunos por turma, enchendo-as com meninos que necessitam de atenção e apoio individualizado, continua-se a armar ao fino, com grandes cartões de visita. Embandeira-se em arco e diz-se à Europa que se pretende avançar com Tratados.
Acho que o quadro é tão surrealista que me leva a sentir a eterna certeza do tal meio mundo que engana outro meio.
Com a informatização das escolas e outros serviços, o cruzamento de dados deveria ser, à partida uma prioridade, a fim de evcitar gastos superfluos de papel. O cómico disto é que se consegue gastar ainda mais papel que anteriormente. Ser Tuga é ser cromo despesista, absurdamnete inócuo quando se tenta sensibilizar para estes factos, até porque a mentalidade se reduz a frases como esta: " Não sou eu que pago! É o Estado!"


Boa segunda

4 comentários:

Anónimo disse...

é terrível sem dúvida ... é comum a muitas escolas essa filosofia pouco barata ...

Rafeiro Perfumado disse...

É uma dor de cabeça que não tenho, mas bem vejo os "dramas" que a minha irmã passa com os seus "ranhosos"...

cris disse...

É querida Moriae. E por mais sugestões que se dêem, parece que nada muda... uma engrenagem demasiado ferrugenta...

cris disse...

lol rafeiro. Os ranhosos, cá em casa é nome dado aos caracóis. ahahahaha...
Fazes bem em entender a tua mana... acabamos todos por, de uma forma ou doutra, sermos vítimas desta máquina infernal.