O rio

O rio

sexta-feira, junho 29, 2007

uma lição

Recebi este texto por mail há uns tempos. Não sei quem é o autor. A mensagem que traz fala por si. Ao autor peço desculpa, mas não sei mesmo quem é. Poderá sempre vir cá identificar-se.

"Era uma vez um rapazinho que tinha um temperamento muito explosivo.
Um dia recebeu um saco cheio de pregos e uma tábua de madeira.
O pai disse-lheque martelasse um prego na tábua cada vez que perdesse a paci~encia com alguém.
No primeiro dia o rapaz pregou 37 pregos na tábua. Já nos dias seguintes, enquanto ele ia aprendendo a controlar a seua raiva, o número de pregos martelados foi diminuindo gradualmente. Ele descobriu que dava menos trabalho controlar a raiva do que ter de ir todos os dias pregar vários pregos na tábua.
Finalmente, chegou o dia em que ele não perdeu a paciência em hora nenhuma.
Ele falou com o pai sobre o seu sucesso e sobre como se sentia melhor em não exlodir com os outros e o pai sugeriu que ele retirasse todos os pregos da tábua e a trouxesse até ele. O rapaz trouxe então tábua, já sem pregos, e entregou-a ao pai. Ele disse 'estás de parabéns, meu filho, mas olha para os buracos que os pregos deixaram na tábua! Ela nunca mais será como antes! Quando falas enquanto estás com raiva, as tuas palavras deixam marcas como estas. podes enfiar uma faca em alguém e depois retirá-la mas, não importa quantas vezes peças desculpas , a cicatriz ainda continuará lá. Uma agressão verbal é tão violenta como uma agressão física.

Amigos são como jóias raras. Eles fazem-te sorrir e encorajam-te a alcançar, compartilham os teus momentos de alegria e têm sempre os seus corações abertos para ti.


Um beijo e abraço apertadinho para os que sabem ser amigos de verdade.

10 comentários:

Vladimir disse...

coincidência, também recebi esse texto de uma pessoa muito especial...tem um conteúdo muito profundo...adorei-o

Teresa disse...

As palavras são realmente a arma mais forte que possamos usar contra alguém. E as cicatrizes que deixam ficam para sempre...

cris disse...

:) Só as pessoas especiais têm sensibilidade para reencaminhar coisas belas, penso eu. Por isso, talvez tenha sido uma bênção para ti vladimir. Ficou uma bela recordação, vês?

Obrigada pela partilha e pela visita

cris disse...

Teresa,

e cicatrizes profundas, dolorosas... mas há palavras mais belas e que, sem o sabermos quase tornam as cicatrizes quase imperceptíveis. Palavras cheias de amor, de esperança, de carinho e de alegria.


Que o céu e o mar brilhem para ambos, hoje e que o dia seja cheio de alegria.

Um abraço

Cris

Dragão Azul disse...

Gostei deste texto sim senhor, o que uns pregos e umas tabuas fazem.

Bom Fim de Semana.

Dragon Soul disse...

Vês vês... é por estas e por outras (Avêcês por exemplo) que eu te digo para te controlares a falar da "sinistra" loooooooooool

BFDS

Psd - já saia uma bifanita não?! eheheheeh

Dragon Soul disse...

Prantes, prantes... e que tal um prego no pão?? 8/

cris disse...

Olha eles ahahahahahah. Andam a par, sacristolas!!!

A tábua e os pregos??? eheheheh Dragão. Foram usados para montar o palco lá do teu Festival, hombre. Nem te lembras. Mas na ajudo a desmontar!!! Vou já abisando!!!


Sr. António. Agora vão é caracóis e bejeca!!!!
Um prego no pã na ia mal. Mas no prato e com pickles tb na era mal pensado. :P

Na era por causa da 'chefa', ahaahahah era sono. A 'chefa' tira-me é o sono. Isso sim.

Dragão Azul disse...

O que isto vai por aqui... é bifanas, é pregos, é caracois ( isto não como faz-me azia), é pikles... já agora acrescento eu mais umas receitas á lista... e porque não uma francesinha ou um cachorro, ou um panado....

cris disse...

Olha, já tá. Agora faz as correões. eu vou mesmo comprar caracóis e bolto mais daqui a pouco.

corrige os prêssos.