O rio

O rio

domingo, outubro 14, 2007

Cinicamente humano

Um dia,
não longe
os caminhos separaram-se.
Não. Não fomos para longe, eu sei.
Lado a lado.
Permitiste-me ser.
Estou grata.
Não deveria ter sido da forma silenciosa,
absurdamente escura.
Guardas demasiadas palavras em ti.
Também o faço.
Talvez por sermos tão parecidos..
Os olhos, brilhantes, inteligentes,
sempre me perscutaram o âmago.
Talvez sempre tenhas sabido os meus medos e dramas.
por isso picavas e dizias que imperava em mim a falta de personalidade.
Talvez tenhas razão, sabes?
Só agora começo a ser de verdade.
Um colo fez-me falta. Saber que ali tinha o meu porto de abrigo, sabes?
Embora estivesse ali,
faltaram-nos palavras.
Luto agora pela nossa cumplicidade.
Nunca é tarde, pois não?
Guardo no coração um passeio que fizemos a três.
Três gerações que se procuravam.
Talvez naquele cantinho secreto, teu
que nos mostraste, nos tenhamos encontrado.
E se era belo.
Mais ninguém lá esteve naquele momento. Só nós, o rio, o vento rumorejante e aquela ave,
nem lembro o nome.
Quando o proferiste, lembrei de uma corça, vê tu...
nunca sei o nome de nada... cabeça de vento.
Ah agora lembrei, uma garça.
Guardei fotos que trago comigo.
Partilhaste a beleza do teu deus: a Natureza.
Tu sabes o nome dos pássaros todos.
És imbatível na argúcia, no raciocínio, e muito observador.
E eu gostava que não achasses lamechas dizer-te que te amo.
É cinicamente humano perceber-se quase demasiado tarde que deveria ter sido de outra forma?

4 comentários:

Apache disse...

Muito sentido!

Anónimo disse...

Puz-me a brincar com palavras e:

1- Fiquei tonto
2- Não consigo ler sem me enganar
3- Deves perceber o que lá digo
4- A vida roda

e a vida roda
e esta roda viva
que na vida viva
vive vida à roda
e é vira e roda
anda à roda e vira
roda e vive a vida
roda a vida e vira
vira roda vira
vira toda a vida
tua vida roda
numa roda viva
vira vira vira
...............
e a vida roda

cris disse...

Apache, é isso. e dorido e corrói e eu sei oque tenho a fazer e a parede ainda cá anda entre os dois. É danada esta vida.


Bom fds.

cris disse...

Alcaide,
de tanto girar, acreditas que me sentia a par com as tuas palavras? Ando um cadito por baixo. Assim que o meu pai melhorar e esbater esta parede o meu carrocel rodará mais depressa, de certeza.
Beijocas enormes e muita saúde