O rio

O rio

sábado, setembro 22, 2007

Cocktail

uma semana arrasadora... na crista da onda e ... baralhante...

a nina começou o novo ciclo, de mochila às costas, numa escola grande. Se eu fosse canita agora, acho que ficaria a olhar a escola, do lado de fora, e imaginaria aquele portão a virar uma enorme bocarra que engole putos às oito da matina e depois os cospe à hora do repasto ou mesmo só à tardinha, depois de lhes sugar a energia e vivacidade toda...
Mas, estou do outro lado da barricada ( uso expressões destas depois de ter visto o célebre debate da Fátima Campos Lima)... por falar nisso... na... eu perdi o sono nessa noite e não o quero perder hoje... se bem que... quanta maldade havia naqueles olhos cada vez que surgia uma contradição factual e real...
Bem , mas voltando ao meu tesourinho... agora andamos as duas ( costumo dizer ambas as duas, sei lá... reforça ahahahahah e arranca-me a gargalhada a seguir, principalmente se um colega solicito me corrige ahahahaha é mesmo fixolas) , mas adiante, hoje é só devaneio...

Como contava, andamos as duas na escola, com a diferença de que eu só de lá saio lá para os setenta se não levar um chuto nel offf antes disso e ela, com a graça de Deus irá sair daqui a uns anitos, e se tudo correr pelo melhor, com sabedoria suficiente para não seguir as minhas pisadas... Por isso a obrigo a aguentar horas a fio daquilo, a ver se se farta, tadita...

bueno, mas isto é para contar que... ela já se enturmou e eu, que nos intervalos a procuro, já a perdi... é giro verem-me feita maluca a perguntar :
- Viste a nha filha? aos meus ninos piolhos... fartam-se de rir comigo ( rimos juntos, ókeim?)

Mas o que é certo que esta semanita me deixou ko. De manhã a correria enorme para deixar toda a gente feliz: gatos e cães separados, para que a casa se aguente de pé, águas e comidas... arrumação de tralhas que se espalham sempre à noite... às vezes acho que as coisas ganham vida durante a noite e andam pela casa, só para me chatearem de manhã...


Preaparar roupas e livros, cadernos e sacos, lanchinhos e ....... fica-se de rastos... isto sempre depois deumas seis ou sete horas do mesmo...


Hoje, para ajudar à festa, arranco para lá da hora, para o último dia da semana... a correr arrumei tudo e era capaz de jurar que tinha posto os gatos na sala e os cães noutro sítio... mas foi quando passei de carro pela frente da casa que vi à janela dois gatos e uma cadela feliz... lá voltei atrás e depois de resolvida a separação,voámos ( que não ponham radare onde passamos please, ou então arrumem os gaijos que vão a sornar nessa hora. É que há sempre um filho da mãe chato).
Pelo caminho, os nervos aumentavem, ao olhar o relógio e ao calcular o centímetro vencido ca voiture... foi então que o nortenho que há em mim se libertou e... sem conseguir conter-me a tempo... siau tudo... Mas logo de seguida saiu um pedido de perdão sonoro... a nina percebeu a situação e como é bestialmente espectacularmente compreensiva diz, com uma calma que me deixa sei lá como:
- Diz à vontade, descomprime... hoje tens direito a isso...


( quererá dizer que há dias em que... não tenho razão?)


de volta a casa, a bela da passagem pela praia estava prevista, claro... imperdível... e logo agora que ela já dá umas braçadas...
Mas antes de chegar ao destino, mais uma cena marada: um gajo num " mata-velhos" para na berma da estrada ( leia-se estrada mesmo, porque ali não há essa coisa de berma, abre a portinhola do lado da estrada e atravessa a dita cuja, deixando a porta do buick aberta, na calma... o nortenho, tadito... soltou-se sem remédio...

Voámos para a praia a fugir da trovoada que teimava novamente em marchar para os nossos lados, isto agora parece moda, ao final do dia ... tungas.... chuva, céu cinzento e trovões...

Vivo bem com a chuva e o céu cinzento... a trovoada bem que podia deixar de existir.... enfim... ou devia ser selectiva e apenas rebentar em cima de casas de pessoas más... muito más... tipo governantes e coisas assim... aí acho que me tornava fundadora de uma sociedade protectora das trovoadas e afins...


bom sábado com muita música no blog do Dragão Azul, e onde quer que estejam...

4 comentários:

Dragão Azul disse...

Primeiro, boa sorte para a nina, para mais uma grande batalha que vai vencer de certeza.

Muito trabalho sim senhora, e a culpa será de quem inventou o papel ou de quem inventou a praia, pois tá claro já ouvi desculpas melhores.... eheheheheheheh

Hà quem diga que as crianças não mentem a ser verdade será que a nina tem razão quando dizes "( quererá dizer que há dias em que... não tenho razão?)"... heheheheheheh


Tens medo da trevoada, fogooooooooooo,... lá isso tens razão deviam de caír só em cima de gente má e não só.

Bom Sabado com muita tevoada e boa praia.

Apache disse...

Pois é, mãe galinha, ontem escapámos sem trovoada.
Ah, uma curiosidade... Também tenho a mania de dizer "ambas as duas"... figuras de estilo, que se há-de fazer :)

cris disse...

Dragãoooooooooooooooo a praia não me rouba tempo.... rais parta, dá-me ânimo.... na pescas nada... não é por uma hora ou duas que as coisas se complicam... é mais pela inércia de muitos , o que faz com que muita coisa seja resolvida por ti, sem ter que ser assim... percebeste? ahahahahah hoje na faço desenhos...

cris disse...

ó colega ahahahahahah desconfio Apache, que se a sô dôna coisa e tal descobre, nos chumba na primeira oportunidade. Quanto a ser mãe-galinha, olha tou pasmada... o meu pintainho tem-me dado cada ensinadela.... jáluta pelo território e me afasta do terreiro.... lá vou ter que ciscar sozinha ... tou tramada...


boa semana