O rio

O rio

quarta-feira, julho 04, 2007

Porto

Voltei a ela este ano, como se volta ao colo de mãe. Senti que ainda pertenço ali e que apesar dos atentados que sofreu, ultimamente, no seu coração, com as obras dos homens maus, que mataram o verde e o colorido que nela havia, em plena Avenida dos Aliados, continua a ser o meu porto de abrigo.
Não tive medo de assaltos, as ruas saltavam, umas a seguir às outras e os meus passos copiaram os passos que dei há quase vinte anos, quando por lá andei, a estudar e a trabalhar.
O cinzento das fachadas pareceu-me mais luminoso.
Entristeci ao ver que muitas lojas e cafés que havia naquele tempo se transformaram, muitos deles em lojas de chineses. Não por serem chineses, apenas porque se perdeu a traça e o ambiente, aquele toque, aquela pinceladade requinte.
Acho que já escrevi um dia sobre este meu regresso às origens. Talvez me repita, nãof az mal. Nunca é demais falar do Porto.
Adorava poder levar as minhas doces fadinhas a passear por lá. Sei que tu reviverias momentos teus, kida mana. Só teus. Tal como eu fiz e farei, agora todos os anos, como se de uma promessa a santuário se tratasse.
Santa Catarina está esventrada. As lojas abundam, mas apesar do caos que se assemelha a crateras feitas por bombas e mísseis, mantém a jovialidade e o colorido das lojas, a diversidade de artigos, e ainda permite que andemos devagar, como num passeio pelo campo.
As pontes entre as margens norte e sul, miram-se no espelho das águas do Douro, vaidosas e elegantes. Abraçam-se gentes e terras. Andei a pé em ambos os tabuleiros da ponte D. Luís. Avistei o mar vigoroso, frio, rude, sincero e forte que
aos tropeções, vinha beijar o rio, procurando-lhe a alma, tentado envolver-se.
Olhei a Ribeira, o cais, os barcos e as gentes. Como romaria, foi enchendo de estrangeiros que ali saboreavam a calma, a cor, a majestosa sabedoria das pedras, das fachadas e da água.

Tenho saudades. Tenho que lá voltar... Temos que rever-te nobre cidade.



6 comentários:

Dragon Soul disse...

Partilhamos esse sentimento, com a diferença que eu estou sempre a ir lá, dá uma vista de olhos nisto

Sete Heróis disse...

Bou dar sim..Sr. António... pelo menos lavo a vista. Brigada

Sete Heróis disse...

belo senhor António. O porto choroso... Lá vieram as lágrimas... dasss. Isto anda mau. Tenho que ir lá acima.... cum caneco...

Dragon Soul disse...

É lindo o bídeo não é?! É o nosso Porto carago... Amooooooo essa cidade ;)

Dragão Azul disse...

Para mim o Porto é a mais bela cidade de Portugal sempre que lá vou com a minha machine, é ás 50 fotos de cada vez e não me cançoi de tirar fotos...

cris disse...

Na me fales em fotos, Dragão. Faz-me lembrar as que tirei ultimanete, em sítios belos e ficaram uma m......aravilha de desgraça.