O rio

O rio

segunda-feira, julho 02, 2007

Falemos do... medo

Ando há dias para postar sobre ele. Não sei por que carga de água... mas cá vai.

O medo traz sensações de desâmparo, insegurança, dúvida. É escuro e frio. Surge do nada e provoca arrepios.
Tenho medo das osgas, da maldade, das cobras, dos ratos, da tristeza. Dos tubarões, e por isso, quando estou no mar e me lembro, retorno à areia segura. Há medos pueris e medos de gente grande. Da morte não tenho medo. É um sono apenas. Um longo sono.Não a vejo como um fim.
Mas as osgas arrepiam-me. Equivalem a crocodilos. Não se mexem. Agarradas às paredes, teimam em lá ficar mesmo que lhes diga : - Schhhhh! Ou lhes atire água. Voltam sempre ao local 'do crime'.Os ratos são uma espécie de trauma de infância. O Neca, na padaria da minha avó, lembrou-se de recordar um dia, que em África os ratos tinham tamanho de coelhos. A partir daí, nunca mais quis estar onde estava o Neca. E ele teimava, aflitivamente, em rondar-me, nos meus sete anos fraquinhos, e em dizer: - 'Tenho um rato aqui no bolso'. Filho da mãe, o Neca. Como o detestava.
Das cobras, arrepio só de pensar, receio o ataque. Eva ficou com a sina no paraíso, pois foi-lhe dito algo parecido a isto: a cobra morder-te-á o calcanhar. Em troca a enxada mataria a cobra. Pois. Não sei se usaria enxada. Talvez optasse por mudar eu de sítio...
Da maldade eu terei sempre medo. Da maldade humana. Porque os animais não a têm.
A inveja, a vingança, a humilhação, o egoísmo, a mentira, a prepotência, a cólera, a ignorância, o abandono, a dor inflingida pelos maus tratos físicos e psicológicos... isso dá medo...

2 comentários:

Dragão Azul disse...

Medo de quê carago? Quantos são, quantos são? Disto talvez....
Da maldade eu terei sempre medo. "Da maldade humana. Porque os animais não a têm.
A inveja, a vingança, a humilhação, o egoísmo, a mentira, a prepotência, a cólera, a ignorância, o abandono, a dor inflingida pelos maus tratos físicos e psicológicos..."
.... agora do resto não.

cris disse...

Pois, né dragão.... eu tenho estes todos.... mas os que me moem mais são precisamente os últimos. Talvez porque sejam os que abundam, né? As osgas tumém e num digas que não.... aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.... kórror........
ahahahahah

beijoca... daqui a pouco vou fazer a visita ao festibal. Hoje isto anda em baixito.... e devagar...