O rio

O rio

sábado, junho 09, 2007

Um país de gritos

Li há pouco na Sinistraministra
algo que me baralha o Tico e o Teco.
Continua a haver gente sem noção da realidade. Ofenómeno Bullying, a TV gratuita virada para o wrestlig, os roubos, as ameaças constantes aos menores, os pais ausentes, que nos pedem que ensinemos os filhos a serem gente, fez com que publique aqui os textos.
Está na hora de deixar de sacudir a água do capote e de se continuar na hipócrita senda do laisser faire laisser passer. Eu sei que não mudaremos o mundo, mas ao olhar os miudos mais pequenos e ao aperceber-me da selva que encontram diariamente, pergunto-me que merda de pais temos no país.
Eu sou mãe. Apoio e converso diariamnete com a minha filha. Tiro-lhe a razão quando alvitra sem ela. Ensinei desde cedo a não bater. Foi mordida, levou pancada, mas ainda hoje percebe que não tem que ser reles para vencer na vida.

Sexta-feira, Junho 8

Miséria franciscana

» Comentários

Sexta-feira, 8 Junho

"- pp
Façam como eu, desde os 6 anos de idade que os meus têm aulas de Karaté, pelo menos sei que com os meus não se metem, para grandes males grandes remédios, no meu tempo também era assim e tive que malhar em alguns, é a vida!!!

- SOUSA
Por estas e por outras é que o Sócrates tem a maioria. Lamento dizê-lo mas, precisavamos de alguém que pusesse ordem na barraca.

- Manuel Silva
Isto é o resultado dos professores terem sido relegados a meros funcionários públicos e totalmente desautorizados. Eis porque os alunos batem impunemente nos professores e se os professores decidirem fazer quaisquer participações metem-se em fortes sarilhos que na maioria dos casos se viram contra eles. (Lisboa)

- Paula Nunes
Fizessem isso ao meu filho e podem ter a certeza que não se ficavam a rir. Queria lá saber das resoluções do Cons. Executivo. Qual poste qual quê, era malhar neles até não poder mais. Depois que me levassem presa que eu pouco me importava, mas garanto que no meu filho não tocavam mais. Palavra de mãe...

- silene camarate
Estou certa de que se houvesse castigos severos muitas "brincadeiras" acabavam. A falta de principios e tao grande que estes meninos usam a violencia para se divertirem. O pior e que se os educadores se metem no outro dia levam uma surra dos pais. Portugal esta uma vergonha, nao sei onde isto vai parar! Que tristeza! (belgica)

- A. Ferro
É o reflexo do sistema educativo que temos, quando chegou ao ponto de colucarem professores de informática a darem aulas que percebem menos do que os alunos e aerem os alunos a ensinarem os professores está tudo dito. Assim vai o País e nas eleições lá vamos todos votar a cantar e rir para esta gentalha continuar a encher os seus alforges e demitirem-se das funções para que foram eleitos

- Alfredo Ferreira
Como é, os Sindicatos dos Professores só reinvidicam? Os medias querem entrevistar a Direcção e professores da escola sobre este caso e todos se recusam falar? Fogem? Só regalias e as obrigações? No caso do professor do Norte afastado das funções os Sindicatos até faziam bicha para atacarem o Governo!!!!

- carlos pinheiro
Eu ao ler este artigo, é simples de resolver, pelas minhas mãos. em primeiro lugar os agressores eram responsáveis pelo que fizeram, pagavam tudo, (educação começa em casa), segundo lugar a escola era a responsável por tudo, para quê empregados, professores, directores,etc. Um coisa digo eu falta que faz o tempo de Salazar.

- Rui Relvas
Maioria dos professores estão mal habituados, coisas típicas do Funcionário Público, esqueçem muitas vezes que são esses Pais dos alunos é que lhes paga os ordenados com os seus Impostos, e na sua maioria não são FP e o sacrifício é maior, portando, não devem estranhar com queixas a DRE ou ao M.Educação.

- anonimo
Se eu vos fosse a contar tudo o que fazem na Mestre Domingos Saraiva no Algueirão,perante o olhar indiferente de professores e funcionários estava dias a fia a escrever.

- Pedro Marques
É incrivel o que se passa em Portugal. Tudo isto é reflexo do país que temos e da educação que damos ou não damos em casa aos nossos filhos. Os agressores, são tratados como crianças quando fazem asneira, e grave, mas para andar a fumar, beber alcool e ir para as discotecas, aí já são adultos...! Os directores das escolas não estão minimamente formados para o serem.

- Luisa Baião

Tudo reflexo da falta de principios e de educação que os meninos não têm em casa.E se os professores intervirem levam uma sova dos pais.Há que parar e reflectir antes que seja tarde demais.

- Patricia

Se fizessem isto ao meu filho podem ter a cetteza que não ia ficar á espera do Cons. Direct. e eu própria dava-lhes o castigo.São crianças mas sabem que estão a fazer mal aos colegas, e por isso têm de se responsabilizar pelos seus actos é assim que aprendem a ser homens na sociadade.Eu fazia-lhes uma espera e depois ia-lhes mostrar o que é ir ao poste...

- meianoite

A escola resolveu? Aposto que mandou arrancar todas as arvores e postes da zona... é a forma de se resolverem estes problemas no nosso país!

- Machado

Caso ñ seje tomada providencia estes agredidos irão devolver os atos sofridos em outros, ate acontecer algo + tragico como nos EUA...

- P Marques

O problema é que nas escolas, assim como em muitos organismos públicos, impera o nacional porreirismo. Muitos dos professores e funcionários, limitam-se a cumprir o trabalhito e não fazem mais que aquilo que eles interpretam que devem fazer. Obrigatório é ir actualizar a caderneta no dia 20 do mês.

- Maria

Mais um caso.. Em Portugal as escolas têm agora mais esta faceta de fuga às responsabilidades: transformam os persguidos em perseguidores e arrumam tudo. Além da linha de apoio aos docents devia haver a linha de apoio aos alunos e pais. E com tantos bons professores no desemprego, enquanto outros têm poder para usar desta maneira! Pobre país!

- Pedro S.

meu comentario resume-se a uma palavra... Portugal.

- Velvet

No dia em que uma coisa dessas acontecesse ao meu filho, os meninos que fizessem isso levavam com um bastão de basebol. E os paizinhos também se viessem reclamar. Grandes cobardes!

- LOPES CARLOS - Bruxelas

1. No dia em que o Ministério, a Escola e as Famílias dos Jovens Agressores forem obrigados a PAGAR INDEMNIZAçÕES às VITIMAS estas violências disfarçadas de praxes acabam.2.E se uma Família das Vitimas recorrer a um Tribunal Europeu então esta VILOENCIA ACABA DE VEZ,dados os montantes das indemnizações.É a vida."

[CORREIO DA MANHÃ]


Agora pergunto, se posso ser mãe da minha, mãe de 50, 100 mil, porque carga de água não podem os pais serem pais dos seus?

10 comentários:

Apache disse...

Hoje, em Portugal, a educação quase não existe e a instrução está em vias de extinção. Os pais (salvo raras excepções) demitiram-se da função de educar, pensam que é à escola que compete a tarefa, esquecem-se que um aluno tem 10 ou mais professores com vivências muito diferentes cuja uniformização de procedimentos é quase impossível e que os noventas minutos por semana, que muitos passam com os alunos, não chegam para “despejar” uma extensíssima lista de conteúdos, quanto mais para formar civicamente.
A comunicação social é o que se vê, estupidificação em massa.
O ministério bate palmas ao “status quo” e promove também a estupidificação comportamental, cultural e científica.
É o “eduquês” no seu melhor!

Anónimo disse...

Tu nem me digas nada...e os Paizinhos para compensar os meninos da falta de acompanhamento e carinho, ainda lhes oferecem tudo o que eles querem...no meu tempo não ewra nada disto, tinhamos respeito aos mais velhos. Agora....qq pivete manda-te bugiar. A culpa é dos pais que não sabem ser pais!
E na escola, é do M.E. que retirou td a autoridade e respeito aos prof's!!
MAlditos sejam...Umpfffff!!

Bom fds
BjOca

cris disse...

Apache, nunca diria tanto e tão bem desta forma. Tocasteem muitas feridas. O tempo que estamos com eles é tão escasso, que ouves todos os dias: "- Já? Mas assim não podemos fazeraquilo do...."
A diversidade de personalidades e de formas de entender a educação é natural e provocaria dinâmismo seeeeeeeeee nos ouvissem e respeitassem em termos profissionais quem em nós "manda" ou dita programas, currículose conteúdos. Mas continuam autistas, déspotase com a incrível mania tuga de que não é preciso a partilha de saberes para se melhorar.
Quanto à comunicação social, o dinheiro e audiências falarãos empre mais alto e o progresso de um país não interessa, quando se trata de cultura e educação, porque ios espíritos críticos e empreendedores mexem com coisas que convém manter na mesma como a lesma.

Bom fds

cris disse...

Suli tou cansada de tanto chover no molhado. Há que fazer algo sim.
Bom fds

Dragão Azul disse...

A culpa é de muita gente mas morre solteira, quer dizer em Portugal acho que ela já deve de ser divorciada:

- Dos professores, quer dizer de alguns professores porque abusaram dos puderes que tinham e não lhes aconteceu nada e o ministro como não tinha poderes para os castigar e como era mais comodo começou a tirar poderes aos professores. Aguns professores andam desmotivados porque trabalham na escola para a escola e em casa para a escola, mas quando dessidiram ser professores já sabiam disso e também que tinham que aturar os filhos dos outros, como diz o outro desde que ao dia 20 de cada mês a conta aumente... já sei, já sei os professores que lerem isto vou-me cair em cima.

-Dos ministros da educação, como já disse tirou os poderes aos professores e querem que eles façam milagres o mais importante para eles é fechar escolas deslocalizar os alunos e escolas para chegar ao fim do ano e virem para as TV dizerem que gastaram menos não sei quantos milhões e todos lhe batem palmadinhas nas costa, só que se esquecem dos motivos e das consequencias desse dinheiro que não gastaram... em vez de se fechar escolas porquê que não se faz uma grande campanha de ajudas a natalidade ou sera que não querem aumentar a taxa de natalidade para não terem mais despesas, eu parece-me que é mais isto. Quantos ministros da educação percebem alguma coisa de educação acho que eles estão a ser escolhidos como gestores de dinheiros do estado.

-Dos encarregados de educação, a forma mais facil hoje em dia de educar um filho é ligar a TV, pois assim eles estão quetinhos e calados, manda-los para a escola para que os professores se encarreguem de fazer o que eles não fazem, educar os seus filhos. Quantos encarregados de educação vão com os seu filhos a um cinema, teatro ou museus, poucos, muito poucos, os pais não querem ir e os filhos agradessem, é mais facil a escola levar os alunos a esses locais que mesmo assim poucos gostam a não ser se for para fazer asneiras... já sei, já sei os encarregados de educação que lerem isto vão dizer que a culpa é dos governo e dos professores.

-Dos alunos, estes pensão que é tudo facil e tudo muito complicado, á professores que facilitam mais do que outros e o que eles gostam é dos que facilitam, se possivel que os professores arranjem os testes no dia anterior a data marcada para os fazer, os acessórios de memoria fazem sempre parte do esquema. O que interessa é partir tudo andar a porrada como viram na TV, arrebentar com umas bombas de carnaval... e praxar os mais novos porque se me praxaram também vou praxar e ainda vou fazer pior.

Governo - Patrão (pelo menos ainda paga a hora)

Professores - Empregados ( do governo ou dos encarregados de educação?)

Encarregados de educacão - Sindicatos dos alunos

Alunos - Escravos (do governo, dos professores, dos pais e do sistema)

Pronto aqui fica a minha opinião, isto parece mais um post ou um testamento penso que me estiquei um bocado e muito ficou por dizer, o que vale é que ainda não se paga para escrever, quer dizer para já se não estava bem fodido.

cris disse...

Raios te partam. Atão na sabes que tens que pagar?
Loool
É assim, concordo com o que escreves. Por uns pagam todos e sempre será assim, enquanto as pessoas não forem efectivamente avaliadas pela sua produtividade. Mas dizeres que os alunos são escravos é exagero. Escravos de quem?.

Outra coisa, não recebo ao dia 20 e para que saibas, há dois anos quase três que não aumentam um cêntimo, mas aumentaram exponencialmente o meu trabalho. Sabia que traria trabalho para casa porque sempre trouxe. Mas hás-de convir que fazer testes, corrigir testes e textos com bebés ao colo até às 2 e 3 da manhã para dar aulas às 8 e meia é dose cavalar.

As mães que se vêem obrigadas a ir para longe com filhotes a reboque e a distancia entre pais, é de bradar. Nada disto é contemplado. Quando ironicamente uma prof do norte é colocada no Algarve e uma do Algarve no norte, dá que pensar. Se isto é mobilidade que traz produtividade, merda para a relação entre uma e outra.

Como em qqr local de trabalho há quem mereça crédito e quem te faça revolver o estômago por não fazer nada. Agora, daí a dizeres que esperam o dia 20. Porra. Eu nem espero porque o dinheiro entra e sai no mesmo dia. POr isso, já vês.

Quanto aos alunos, serão escravos de um governo, isso sim. haverá fome e doença. Isso sim. Mas concertem-se, sentem-se e falem sem ser atirando flechas e culpas. Disso este país nunca será capaz. É demasiado estúpido mas é verdade.

Agora paga o teu post e ainda falta um castigo lol.

Dragão Azul disse...

Bem é assim.... quando as pessoas forem avaliadas pela sua produtividade e em alguns casos isso já acontece começa a funcionar a lei do mais forte, a lei da cunha, o amigo do amigo não pode ter má nota neste país isto acontece verdade ou mentira?

Alunos - "Escravos" (do governo, dos professores, dos pais e do sistema)

Assim esta melhor? Os alunos dependem dos pais para estudarem ou no privado ou no publico mas em qualquer dos casos quem manda é o governo, porque as leis são iguais para todos, ou para quase todos, e denpendem também dos professores que os avaliam umas vezes bem outras vezes mal, sim umas vezes bem outras vezes mal.

Quanto aos aumentos, como já escrevi os ministros são escolhidos para gerentes dos dinheiros do estado e para pouparem dinheiro têm que colocar os funcionarios publicos ao nivel do privado e para isso não podem aumentar os funcionarios publicos, toda a gente se queixa, os salarios não aumentam e as prestações estão cada vez mais altas.

A mobilidade que traz produtividade, esta ideia é simples quem esta delocalizado faz circular muito dinheiro ao fim do mês, fazer 200Km por dia ao fim do mês quanto dinheiro circula? É o que o governo quer. Onde esta as ajudas de custos dos professores que os ministros e politicos em geral recebem?

Se o governo quer aumentar as receitas á custa dos empregados (publico ou privado)porquê que tudo o que se compra não entra no IRS, um simples café por exemplo, todos a pedir factura e as receitas do estado aumentavam logo.

Eu sei que os professores podem não receber ao dia 20 mas entre o dia 20 e o dia 25 de certeza que é.

Já estou cançado de escrever, em vez de ter que pagar vou ter que começar é a cobrar, 1 euro por palavra dava jeito... eheheheeh

E ainda tenho que escrever aquela coisa ali em baixo... dasssssssse.

cris disse...

Ai o caraxas. Agora discordo de ti.

Os alunos são escravos de quê e de quem? Têm pendas se tiram nível 3 a quase tudo, o nível de exigência no domínio cógnitivo anda pela rua da amargura.
Escrava sou eu.
Quanto à avalição de produtividade, não creio que tenha que haver a cunha. Se as pessoas puderem exigir transparência, garanto-te que a cunha não funcionará. A partir do momento em que se vislumbrasse que a malta não bulia se lixaria, havias de ver tudo a melhorar.

A cunha funciona é AGORA e de forma ostentatória, hostil e escandalosa.

Quando ao fazer circular o dinheiro, que tal se o deixassem circular de forma a podermos pôr na mesa comida decente todos os dias até ao final de cada mês?

Não te pago nem uma cedilha, nem penses. Ou fazemos troca por troca. Corrijo eu e escreves tu. Lol Temos negócio?

Bom fds

Dragão Azul disse...

Ser professor é:

http://www.armazemdesonhos.com.br/cantinhoPoetas/sandra/txts/serprofessore.htm

O professor esta sempre errado?

http://androide.weblog.com.pt/arquivo/2006_06.html#234836

Será que é isto?
Ainda vale a pena ser professor em Portugal? Ou não é mais do que ter um emprego menos mau? (só para alguns é claro)

Tá bem prontes temos negocio.

cris disse...

Dragão baralhas-me. Daqui a pouco vou aos sites.
Agora aqui para nós, para alguns é emprego. Eu sou feliz com o que vejo nos miúdos, quando chegam e quando partem. Acredito que é possível melhorar todos os dias da nossa vida.
E touuuuuuuuuuuu furiosa com o descrédito... só isso.

Eu olho para quem labuta e é ainda mais mal pago que eu. Não sou cega nem egoísta. E o que me dói mais é ver o despesismo deste governo. E a falta de orientação e de tomada de medidas que me mostrem que há objectividade a curto, médio e longo prazo. Se me dissessem, tem que ser porque assim foi na Irlanda, eu dava 20 anos da carreira com congelação para que assim fosse. Mas não é. É para tapar um buraco que nunca ficará cheio. Porque os rombos continuam a ser feitos sempre pelos mesmos. por que carga de água temos que pagar o que outros gastaram mal gasto? Expliquem-me.