O rio

O rio

terça-feira, setembro 29, 2009

O meu herói!



O meu herói e mais do que um, milhares, são os que eu tenho.

São os heróis sem face, eternos desconhecidos que na calada da noite aterram junto a um carro acidentado e lutam para que a coisa escura, chamada morte não leve tão depressa, quem chegou ali, naquela hora.

São meus heróis os que nas camas de hospital lutam agora para que as doenças teimosas, chatas, cruéis cheias de requinte em malvadez não os tomem por vencidos.

São heróis os meus pais que atravessaram um fascismo, uma revolução, emigararam e regressaram para um país a despontar, e choram agora ao mirarem um territótio endividado, vendido, esfarrapado, esquartejado e moribundo, onde ficam filhas e netos.

São meus heróis os milhares de homens e mulheres que de 400 euros mensais fazem do mês um hilariante cordão sem rede, de sorriso no rosto e abraço pronto.

São meus heróis os miúdos das escolas, onde se reduz às cegas e à pressão o número de funcionários, não contando para segurança senão o número, o rácio, como lhe gostam de chamar agora.

São meus heróis os putos que num país sem nexo, estudam matérias anexas, desconexas

São meus heróis aqueles que lutam e se mantêm de pé.


Herói é quem ama, no meio da batalha, perdoa ao atrofiado
é sublime no abraço, esbanjador no sorriso
doce no olhar.

Boa terça!

Uindo, menito, e prontes!

http://videos.sapo.pt/jhnV7ZAaS9Zh27AJ22W8

sábado, setembro 19, 2009

Experiência... um... dois... caca

É... pois, depois de mudar a cara do blog da minha fábrica decidi tentar fazer o mesmo no meu. Acontece que não encontro nas ofertas deste blogspot nada que me encha a bista. E vai daí, fiz uma experiência. Fisguei, à pressão e às cegas, umas cores maradas para as letras... Foi pior a emenda que o soneto. Ou a ementa que o sorvete, como diz a minhaa mana F.

A preguiça e cansaço de hoje são de tal ordem que vou deixar para depois... talvez daqui por mais uns 3 anos, sei lá.

Depois de fazer limpeza a fundo e geral à casa, de arrastar uma salamandra e mudar móveis, de dar banho a cães e aspirar o sótão, tou pronta para entrar num spa e ficar 3 semanas. Como isso não vai acontecer e a minha tiróide me anda a dar cabo do físico, vim pôr o blog de pernas para o ar, com a vossa devida licencinha. Pardonnez... isto há-de voltar ao normal...

E agora fica a foto que eu gostaria que povoasse as salas e escritórios de todos os sacanas que ainda vão decidindo por nós o que se deve fazer primeiro, deixando a Natureza para o fim. Veio num mail e sem indicação de dono, patente ou direitos de autor, okein?:




quinta-feira, setembro 17, 2009

Saudades das férias...

É... as notícias de amigas em situação péssima por motivos de saúde, o meu pai que termina os dias com o fulgor de magnata, vizir e navegador, a lembrar o capitão Nemo, do Júlio Verne, a minha mãe a anhar e a enlouquecer ora depressa ora devagarinho e a procurar confusão quando a que tem já lhe sobra, os ossos da pequenita a teimarem em chatear, e uma gripe porca, que humanos decidem tornar estrela de cinema em troca de um punhado de moedas e um prato de lentilhas.

Cansei.

Rafa, perdoa não ter sido possível ainda meeting algum... a coisa destrambelhou de novo e o caminho a correr para o Norte é agora o mais conhecido da minha geringonça. Mesmo sem GPS, já não me perco. Numa semana consegui ir do norte ao Algarve e ficar de gatas nos dias seguintes... velhice, eu sei... acontece às melhores gajas!

Resta-me a Paz que me dão os gatos e os cães. Só neste buraquito me dão tréguas.

Entrar na fábrica onde trabalho, FÁ-BRI-CA, é recuar aos tempos de darwin e ver espécies tubarõas a atazanar peixinhos pequenos, é ver Dickens o senhor Scruge em gajas e gajos que, sendo maiores , se crêem melhores.... É lidar com as frases:
- Não sei, não temos, não há ...

E ouvir na TV que foram dados milhões às escolas para que a gripe não se propague.
O meu desejo é que com tanta higiene, ninguém fique doente de nada este ano. Se adoecerem muitos, vai ser catastrófico. Pelo tempo de espera pelas respostas e pelo encaminhamento.

Um dia destes a minha Maria Papoila teve febre de noite e dores de cabeça. Faltava um indicador para a campainha soar de alarme. Para precaver a cena, liguei para a saúde 24 e fiquei a saber que, deveria ter dado Ben-U-ron e não brufen ( quero lá saber se é publicidade e nem pensem em chamar-me à atenção que eu tou a borrifar-me por completo, quando os governos conseguem fazer com que a malta compre rios de tarararara----- miiiiiiiii------- f...... l...... u....).

Mais hilariante foi saber que teria que levar a pimpolhita a um centro de saúde que fica não sei onde, se a coisa perigasse, complicasse e outras coisas acabadas em ásse. O que, felizmente não aconteceu... por enquanto.

Enfim... é com cenas completamente absurdas que me vou encontrando no dia-a-dia... Se alguém, por acaso conseguir enviar-me uma mola gigante, para eu poder saltar sobre estas cenas... eu agradeço.

Mil beijocas e um óptimo resto de mês!

sábado, setembro 12, 2009

Hoje estou... nostálgica!



Ao ouvir isto, volto a ser menina, por artes mágicas, acredito de novo no céu azul e limpo, no cheiro a terra molhada pelas primeiras chuvas de um Outono longínquo, onde a ansiedade pelo cheiro a papel novo, dos cadernos e livros se esbatia, quando a mala de couro se abria na escola, deixando escapar o aducicado odor a marmelada da saquinha de merenda bordada pela minha mãe. Fazia desejar o intervalo depressinha, para lambuzar dedos e nariz, num enorme "molete", o pão que um general francês se lembrou de pedir aos padeiros de Valongo para fazerem aquando das invasões...

O AMOR É... LINDO!

E nem sequer são gémeos!!!!




SAI AO PAI!!!!

Genuína e sensata!

Sócrates em Barcelos, dizia aos meios de comunicação socual que em Portugal não era necessário um radicalismo de ideias e que o BE apenas conseguia conjugar os verbos em rasgar... destruir, BLA BLA.... Referia-se a Louçã.

Nem sequer classificou os verbos decentemente... no Infinitivo, porque não é Modo Imperativo, mas pronto...

A minha maravilha engrossa a voz, deitada no sofá e liberta a frase com fúria:
- Então é para veres!!!! São as únicas formas de remediar as porcarias que fizeste!!!!

Com uma filha destas, acredito que o mundo ainda tem salvação e que este país sairá um dia desta torrente de lodo político e de aproveitadorismo descarado... Assim haja mais meninos e meninas assertivos e sábios!!!!!

A nostalgia que me assola ao ouvir isto!!!!