O rio

O rio

segunda-feira, agosto 20, 2007

O menino do Lapedo

João Aguiar, conhecido escritor português, escreveu há pouco( 2006) uma obra que, sendo diferente da ficção a que nos habituou, me fascinou: LAPEDO Uma Criança No Vale, da Asa.
Nele explica a a descoberta do esqueleto de uma criança que data de há cerca de 25 000 anos atrás, perto de Leiria, numa gruta, em 1998.
Gosto da obra. A preocupação de João Aguiar em dar a conhecer o que vai sendo descoberto e como são dados os passos , nomeadamente o estudo dos materiais encontrados e a dedicação dos paleontólogos e de outros estudiosos, a vontade de perceber a evolução da espécie, as discussões acesas entre personalidades diversas, umas que defendem miscigenação, outras superioridade de grupos, a forma como é apresentada a comparação temporal usando as iniciais AP para designar Antes do Presente ( tudo isto para mim foi novidade) e o fascínio meticuloso do puzzle que se vai construíndo, foi-me deixando presa à leitura. A criança em causa, teria cerca de 4 anos e terá tido direito a um funeral com rituais que demonstram o carinho de quem estaria com ela.
A obra tem para mim valor acrescido pela preocupação do escritor em dar a conhecer ao leitor comum alguns dos momentos, dos achados, das discussões e meandros da arqueologia através de um relato leve e claro.

2 comentários:

Dragão Azul disse...

Achados arqueologicos? Bem... tambem fazem parte dos meus gostos quando estou a procura de um bom documentario pela TV fora, pena que muitos destes achados tenham sido destruidos.

cris disse...

este foi parcialmente destruído... por um dono de terras que resolveu, sem saber, arar aquilo, se bem me lembro do que li.

Agora lembraste-me de quando aprendi o que eram fósseis, no 2º ciclo e do que fazia no monte atrás da casa onde morava: levantava pedras ( lousas) à procura de fósseis, até ao dia em que uma cobrinha apareceu... eu e as cobras temos um certo problema de relacionamento, está visto. eheheheh
Boa terça