O rio

O rio

terça-feira, julho 24, 2007

Cultura

Tenho a sensação de já ter escrito algo semelhante em tempos idos, mas para variar, não vou ver se sim ou sopas. Cá vai...
Um dia, de regresso de uma visita a museus ou teatro, não lembro direito, a minha filha, com pouca idade ainda, diz-me:
- A cultura não deveria ser paga... Não é justo...

Ora ontem, com a companhia da minha afilhada e namorado, lá a deixei voar um cadinho mais alto epartiram para Lisboa, Capital de um tal de Portugal, onde o governo se prepara para dar choques intermináveis e, dizem eles pomposamente, tecnológicos, ainda por cima.
Pois lá foram procurar pontos altos da cidade e conseguiram entrar no Castelo de S. Jorge, depois de uma visita à exposição Boris- O corpo como nunca o viu. Agradaram-se na primeira, viram Lisboa a seus pés, no castelo, não antes sem lutarem contra a adversidade de um lugar de estacionamento que teimava em esconder-se.
Depois, bem... depois quis o destino eheheheh que fossem tentar museus, a uma segunda-feira... sempre pensei que as coisas tivessem mudado, pelo menos depois das medidas que alguém fez questão de alardear, de que os profs sem horário lectivo iriam trabalhar para museus. Nessa altura, eu resmunguei logo que se assim fosse também queria ir e de preferência para o museu da marinha. Não pelas fardas, claro!!! Não fico estonteada com elas. Só porque algum dos barquitos me serviria de âmparo em dia de naufrágio definitivo desta desgraçada jangada.
Mas voltando ao itinerário dos meus três miúdos giros, tentaram o Mosteiro dos Jerónimos, e em pleno Julho, de 2007, por ser segunda-feira, independentemente do número de turistas que visitam o país vindos de dentro e de fora dele, estava o monumento encerrado.
Comeram pastéis de Belém no jardim, que ainda não encerram, e seguiram para o Padrão dos Descobrimentos. Subiram-no e desceram-no de elevador e viram duas exposições sobre o mar e descobrimentos ( segundo a descrição da nina) e as especiarias e baralhei-me toda nestas descrições... tenho que lá ir eu ca minha cicerone, está visto.
Seguidamente, dirigiram-se para a Torre de Belém onde viram alguém engravatado a quem pediram para ser fotografados. Acham eles que se tratava de alguém da presidência europeia... eheheheheheheh a inocência é uma coisa linda, maravilhosa, e etc...
Ahhhhhhhhh!!! Ia esquecendo... a Torre de Belém também estava... fechada.
Depois destas aventuras esperava-os uma maior... de regresso a casa, perderam-se e baralharam caminhos tal e qual como eu faço todos os dias...




Sem comentários: