O rio

O rio

segunda-feira, junho 18, 2007

Fábula de metal

Era uma vez um lugar "apantanado", com árvores e passarinhos que viviam felizes a pipilar.
Ou então, era uma vez um local que não era apantanado, era mais assim, a modos que para o idílico com aves apaixonadas plo local e com charcos de água salobra, com pontes e rio grande e etc...
havia ainda um sítio, mais para lá, lindo e verde, ainda que com fama de deserto, com bué de resmas de cegonhas e toiros calmos. Bom binho e coisa e tal, com árvores dotadas que encuiam a paisagem de sombra no Verão. Quando o Verão era Verão (quisto agora anda pior que o boletim meteorológico, nos melhores tempos).

Ora, no primeiro lugar idílico, um bulldozer decidiu arrasar tudo, para pôr besouros a boar, de forma sôfrega. Mas decidiu em segredo, porque era bulldozer e mandava ou achava que mandava em tudo. Depois vieram outros bulldozers e quiseram aplanar os outros locais e dividir terrenos e fazer buracos para encher de cimento armado e tijolo ranhoso.

A certa altura já ninguém se entendia orque os bulldozers se zangaram e começaram a falar mal uns dos outros. Mas como eram polidos nada lhes aconteceu. No final, o bulldozzer maior disse:
- Quem manda aqui sou eu! Eu tive a ideia primeiro! Eu quero ser famoso e dar autógrafos! Vai ser no primeiro local e prontus!
Os outros, que he deviam favores, calaram-se e pronto. Lá foram pôr os besouros no local idílico.

Todos os bichos da floresta assistiam a isto abanando a cabeça. Mas também nada fizeram, até porque se discordassem do bulldozer-mor, arriscavam-se a ser dizimados pelos besouros ou outros insectos maus.

No dia da inauguração, o bulldozer maior trepou para um besouro e a certa altura, ofuscado pelo sol, desatou a fazer loopings e se escarrapachou tudinho no solo.


Moralidade: Quem acha que sabe tudo, que quer tudo, que manda em tudo, que é dono de tudo e pode lixar os outros, a seu tempo...fode-se!

10 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

O pior é que antes disso acontecer, lixa muita gente pelo caminho. Beijoca!

Kal disse...

Gostei da moral :)

Beijos

cris disse...

É rafeiro. Pior pior é se quem vier se aproveitar do que já está legislado. E eu acho que se aproveitará.

Isto ainda vai dar muita dor de cabeça. Bai bai.

beijoca

cris disse...

Obrigada Kal. :)

Apache disse...

Eu também gostei da fábula! Ah, e dos passarinhos a pipilar...

Dragão Azul disse...

Isto cheira-me a uma critica ao patrão que se vai foder... mas gostei da fabola e do moral.

Dragon Soul disse...

É pá... que "estória" mais escaganifobética loooooooool a moral está a modos que... fixe!! :D

cris disse...

Lol Apache, diz lá que não é poético. :)

cris disse...

Dragão, na era suposto eu ter usado tinta perfumada. Foi distracção eheheheheh. Na é crítica. É constatação de realidade. Quem muito sobe...ou é balão de ar quente ou...explode.

cris disse...

Sr. Antóniooooooooooooooooooooooooo
ai o caraxas. Queira ler 'A Lenda de Ícaro'... cum caneco. Sempre é mais "in"... :p