O rio

O rio

terça-feira, dezembro 11, 2007

Topa esta, mãe...

Nos afazeres diários de corre-corre, nem tempo tenho para o quadradinho mágico em hora de jornaleirada. Mas a nina, cívica até ao tutano, veio ter comigo à cozinha, incrédula, para partilhar o que acabara de ouvir. Foi hoje.
Num programa bem conhecido, onde se relatam factos estranhamnete verídicos, contou que uma mãe foi multada um ano após ter deixado o filho buzinar no carro, de manhã.
- Vê tu... a mãe foi tocar à campainha e o filho buzinou. Um homem em cuecas apareceu e disse que queria dormir... às oito da manhã!!! E um ano dpeois a senhora foi multada. Ele era polícia e estava em cuecas!!!!!!! ( a indignação era crescente nesta alminha). Ele era polícia, mãe. Mas multou em cuecas... e porque queria dormir. A senhora ainda reclamou mas a multa passou de ( e agora a minha memória falha nos números, pois está claro, a dela não falhou) sessenta e ... para cento e ... Este país está cada vez melhor. - concluiu a nina.

Será preciso que os miúdos vejam para que algo aconteça?

Sabedoria de nina

Numa das minhas fugidas para o meu norte, de conversa com o meu coração doce, ouvíamos a rádio de sempre e Bob Marley acalentava a nossa alma.
Sem mais nem para quê, a vozinha, lá atrás sai-se com esta maravilha:
- Gosto muito de reggae... o reggae é para mim como, sei lá... como se trouxesse Paz...Amor... acalma... sei lá..
Como nunca páro a tagarelice, quis saber:
- Então e o jazz? Que te faz sentir?
- Hum... não sei bem. - resposta pronta que isto de tagarelice, é mais tipo " quem sai aos seus não é de Genebra".
- A mim enerva... é música que parece.. sei lá... de alguém enervado... - atirei eu, que até aprecio algum jazz, mas só algum...
- Gosto muito é de música clássica. - deixou ela escapar - Tem assim aqueles altos e baixos ( e fazia os gestos com os bracitos, cheios de força.
Umas horas depois, partilhei isto com o meu pai... Momento doce e único.
- Eu também gosto muito de música clássica. - partilhou ele. E o instrumento que mais aprecio...(aqui dissemo-lo em uníssono) é o violino.
- E o piano. - acrescentei eu...
- É. O piano é bonito. - Mas o bombo e o violino são os meus preferidos. O bombo é nervoso... é forte... - concluiu o meu pai.
E nestas tagarelices, voltámos a encontrar-nos os três... noutro plano...




Bob Marley - Three Little Birds

Strong Enough (Sheryl Crow) Cover

The First Noël - Celtic Woman



Genocide: Darfur



Tibet genocide by Chinese communist party.



Banned UN Speech: Human Rights Nightmare (by Hillel Neuer)



Video Israel Doesn't Want You to See



Denying Darfur: UN Watch's Hillel Neuer Confronts Sudan




Video sobre Afeganistão



Noam Chomsky About Serbia, Kosovo, Yugoslavia and NATO War 6



Ethnic Kosovo

cançao de embalar - zeca afonso

Jingle Bell Rock - Christmas Music

O TANNENBAUM / NAT 'KING' COLE




Porque é Natal em qualquer lado e muitos se esquecem ,
porque Natal é quando todos quisermos
porque um sorriso é um presente
um ombro amigo, um partilhar
Porque Natal é nascer, nascer de novo,
de novo a esperança,
num mundo melhor...

Desafio

800 euros!!!!!

E tu, que farias com 800 euros??

Lanço este desafio aos seguintes friends:

Antero
Sitcom
DragãoAzul
Gata
Moicano
afilhadamailinda
Rafeiro
Shitsurei
Sonhadora
Sulista
Laumalai



e pronto... dizei de vossa justiça.


mil beijocas


Band Aid 20 - Do They Know It's Christmas Time?

Wonderful Christmas Time - Paul McCartney & Wings (1979)

Magia de ser Natal

Na azáfama da minha mãe, desde cedo o Natal se revelou um momento mágico. Com as quatro flores à volta e sem muito tempo para coisa nenhuma, conseguia, por entre os tostões amealhados num tempo duro, quase igual ao de hoje, a minha mãe punha na mesa as iguarias e arranjava brinquedos espectaculares, que apareciam na árvore como por magia.
Com o tempo, e por malandrice, descobrimos que o Pai Natal era ela, numa noite em que trepámos ao guarda-vestidos e descobrimos o Becas e o Egas em marionetas ou fantoches. A magia até podia ter-se perdido ali, mas não foi o caso. Perdura até hoje nos abraços e beijos que se dá, na risota que aparece e nos jogos que fazemos pela noite dentro. E de pais para filhos, temos feito questão de apontar as estrelas à janela, para mostrar que o Pai Natal está a chegar. Há alguns anos atrás, foi a vez da minha querida afilhada, pequenina e doce gritar:
- Madrinha eu vi! Vinha naquela estrela... e a magia aconteceu e apareceram brinquedos e gritos de todo o lado...
Mais refinado quando a minha nina nasceu, tive a sorte de ver a minha mana B vestir-se de Pai Natal e aparecer in loco com o saco das prendas... Nasceu a Ni e lá continuamos com a magia... Veio a M e os Pais Naal foram variando, chegando a vez da minha nina querer fazer de duende. Hoje nasceu o Alex... gordinho e bonito e eu longe dele...mas feliz.. Este Natal vai ser ainda mais mágico, seremos todos e mais um... o neto novo do meu Pai. Que Deus abençoe Pai e neto, mãe e pai do nino.

A estrela brilhará sempre naquele lugar e nela estão de certeza os meus avós, tios e primos amigos e amigas que partiram e nos seguram em cada momento difícil.

Beijocas e Feliz Natal para todos